quinta-feira, 29 de março de 2012

Oportunity Futsal no combate ao sedentarismo

Atualmente a tecnologia está presente em todos os setores da sociedade e trouxe uma série de benefícios aos cidadãos. Ao mesmo tempo, no entanto, muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes, se tornaram reféns de computadores, tablets, jogos, celulares, entre outros equipamentos eletrônicos. Assim, as atividades físicas ficaram relegadas ao segundo plano, o que é prejudicial à saúde e ao desenvolvimento da juventude.

O principal objetivo do Oportunity Futsal é incentivar a prática esportiva e impedir que as crianças e os jovens caiam no sedentarismo. E o apoio dos pais é fundamental para que o esporte seja tratado como prioridade no ambiente familiar. “Os pais relevam o esporte ao segundo plano. Para a grande maioria somente o desenvolvimento intelectual importa e o incentivo é para que os filhos façam cursos, estudem e se aprimorem para serem grandes profissionais. No entanto, a prática esportiva precisa ter o mesmo peso, pois as crianças estão cada vez mais sedentárias, nos computadores e tablets, nos jogos e nas redes sociais. Por causa do medo da sociedade devido à violência muitas crianças não se locomovem mais a pé ou de bicicleta. Então, o esporte é uma ferramenta indispensável tanto para a saúde quanto para a formação do jovem, que aprende a ter disciplina e respeito ao próximo. Temos que buscar o equilíbrio, dar a mesma importância para os estudos e para as atividades físicas”, declara Toninho Simplício, diretor do Oportunity Futsal.

Especialistas da área da saúde, como médicos, psicólogos, nutricionistas e
educadores físicos dizem e diversos estudos comprovam que o esporte é o principal combatente do sedentarismo e da obesidade, haja vista que as grandes potências mundiais em termos de educação e cultura, também são grandes potências esportivas.

A diretoria do Oportunity Futsal realiza reuniões com os pais dos jogadores das categorias de base para sempre enfatizar a importância do esporte na vida dos filhos. Os alunos das escolinhas têm também um acompanhamento nutricional para uma alimentação balanceada.

Assim, a equipe de futsal que representa Bragança Paulista nas competições estaduais não espera conquistar somente resultados dentro das quadras, mas colaborar para que crianças e jovens tenham saúde, educação e lazer, mostrando à sociedade que esporte não é só resultado a qualquer custo.

Nenhum comentário: