segunda-feira, 15 de julho de 2013

Trabalhando para mudar o esporte

A brilhante campanha do Oportunity/Integral/Clube de Campo/Semjel no Campeonato Metropolitano nos deixa mais uma vez um grande exemplo de que quando um trabalho na área esportiva é realizado com seriedade pode resultar em bons frutos, principalmente quando o público-alvo são as crianças e os adolescentes.

É notável o esforço e os valores desses jovens, que abriram mão de festas e momentos de lazer com familiares e amigos em muitos fins de semana para representar nosso time e nossa cidade. Isso só foi possível pelo prazer em defender o Oportunity devido às condições favoráveis que eles têm à disposição.

Nossas parcerias mais uma vez foram fundamentais para mantermos nosso objetivo de oferecermos educação, saúde e lazer. O Colégio Integral mais uma vez ofereceu bolsas de estudo a muitos de nossos atletas. A clínica Crot Ortopedia está sempre de portas abertas a nossos jogadores quando é necessário algum tratamento. O Clube de Campo de Bragança além de oferecer toda a estrutura para treinamentos reuniões ao longo da semana premia os jogadores com o título de sócio-atleta, para que possam frequentar todas as dependências do clube e ter momentos de lazer e a Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semjel), oferece o transporte nos jogos fora e o ginásio Rubens Battazza ao nosso time.

Assim, os resultados se refletem dentro de quadra. O sub-17 foi vice-campeão, com a melhor campanha até a final e só não foi campeão por causa do desgaste, jamais por falta de disposição. O sub-15 chegou até a semifinal e as outras equipes estão se estruturando e em breve disputarão títulos.

Não basta apenas dar um bola e deixar crianças e adolescentes ao léu. É preciso que os jovens sejam estimulados pela nossa sociedade à prática de esportes, que tenham o incentivo dos pais e de profissionais capacitados. Os pais geralmente costumam acompanhar os filhos até os 13 anos, mas mesmo assim alguns às vezes tem comportamentos deploráveis, xingando árbitros e jogadores adversários, arranjando confusão e incentivando às crianças a uma cultura primitiva no esporte. As escolas particulares deveriam premiar seus alunos/atletas com bolsas de estudo e melhores condições para a prática esportiva. As prefeituras deveriam ajudar mais na manutenção de bons ginásios e na logística, oferecendo transporte gratuito, além de promover ou apoiar projetos sociais.

O que vemos no Brasil é um total abandono dos pais e das instituições quando a juventude mais precisa, deixando nossos jovens à mercê dos vícios, que são tão prejudiciais na formação do cidadão.

O esporte, que poderia ser uma ferramenta muito útil contra esses perigos, é negligenciado e tratado como se fosse algo menor por nossa sociedade.

Ficamos satisfeitos que este não seja o nosso caso e por estarmos no caminho certo, que é árduo, leva mais tempo, mas traz retorno à sociedade, é muito sustentável e já está rendendo bons frutos, embora ainda haja muito a fazer.

Agradecemos aos nossos parceiros e patrocinadores: Colégio Integral, Clube de Campo, Secretariam Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Crot Ortopedia, Oportunity Pet (oportunitypet.com.br), Bolo de Ló, Agro Zelão e WBA. Graças a eles é possível continuarmos empenhados em nossa batalha diária para mudar o esporte.
Toninho Simplício, diretor do Oportunity Futsal

Nenhum comentário: